O Serviço de Observação SO HYBAM (anteriormente Observatório de Pesquisa para o Meio-ambiente) "Controles geodinâmico, hidrológico e biogeoquímico da erosao/alteração e da transferência de matérias nas bacias dos rios Amazonas, Orinoco e Congo" opera desde 2003, atendendo uma uma licitação do Ministério do Ensino Superior e da Pesquisa francês com a finalidade de fornecer à comunidade cientifica dados de qualidade necessárias para compreensão e modelagem dos processos e sua dinâmica em longo prazo.

Liderado por um grupo de pesquisadores do LMTG (Laboratório dos Mecanismos de Transferência em Geologia-UMR 5563 CNRS-UPS-IRD) que desenvolve desde 1995 projetos de pesquisas na bacia amazônica,o SO HYBAM conta também com parceiros locais (agências nacionais e universidades) para manter a perenidade das observações. Desde 2011, o SO HYBAM está ligado ao GET (Geosciences Environnement Toulouse) (UMR 5563 CNRS / IRD UR 234 / UPS / CNES), Observatoire Midi-Pyrénées (OMP).

Essas informações são livremente disponibilizadas para a comunidade científica neste site (Acesso direto aos dados ou item Dados no menu horizontal).

Notícias

»»» mais notícias

Nota sobre a cheia do Rio Orinoco em 2018.

Anúncio de conferência: AGU Congo Chapman Conference, Washington D.C., September 25-27, 2018.

Últimos boletins hidrológicos provenientes dos países da bacia amazônica

Nota sobre a cheia do rio Amazonas no Peru em 2015.

O VIIº Encontro Científico do SO HYBAM se realizou em Niterói (Brasil) do 06 ao 10 de novembro de 2017. A lista das apresentações orais, organizadas por sessões temáticas, e a maioria das apresentações estão disponíveis online.

Vídeos ITELE : L'évolution de l'Amazone, un enjeu pour la COP21 e La Cordillère des Andes, terrain de recherche pour mieux comprendre le climat.

Vídeo SO HYBAM IRD SO HYBAM 2-HD.mp4 (68,49 MB)

Eventos hidrológicos extremos na Amazônia peruana (dernier rapport mensuel).

Photos

Click on a photo to display it and move through the slideshow