SO HYBAM / Software / Hydraccess

Hydraccess

Hydraccess é um software de hidrologia, que permite:

  • Administrar bases de dados hidrológicas.
  • Realizar facilmente um conjunto de tratamentos correntes sobre os dados.

Para funcionar, Hydraccess requer uma versão 2010 (ou mais recente) de Microsoft Office, incluindo Microsoft Access, instalada numa versão XP, 7, 8 ou 10 de Windows, seja 32 bits ou 64 bits.

O arquivo baixado contém dois executáveis: a versão para 32 bits e a versão para 64 bits do Hydraccess. Escolha a versão adaptada à sua configuração no momento da instalação.

Baixar Hydraccess para Microsoft Office 32 bits e 64 bits

Presentação de Hydraccess (Escrever a Philippe Vauchel)

Introdução

Hydraccess é um software completo, homogêneo e fácil de usar, que permite importar e armazenar vários tipos de dados hidrológicos num banco de dados no formato do Microsoft Access 2000, e executar os processamentos básicos necessários ao hidrólogo. Ele foi desenvolvido por um hidrólogo para hidrólogos. Seu desenvolvimento começou em 2000 e continuou com regularidade desde então. Seu autor é Philippe Vauchel, hidrólogo do IRD (Instituto francês de pesquisa para o desenvolvimento), e o software pertence ao IRD.

Hydraccess é multilíngue, existe em Francês, Espanhol, Inglês, Português e Inglês. Todos os textos da interface são fornecidos em uma base de acesso aberta, para que o usuário possa traduzir e adicionar um novo idioma para o software.

Hydraccess está disponível em maneira gratuita, à condição de aceitar uma licença na qual o usuário se compromete a respeitar a propriedade intelectual do software, a não modificá-lo ou comercializá-lo, a mencionar a sua utilização em publicações que fazem uso dos seus resultados, e a desatar o autor e o IRD de qualquer responsabilidade em caso de mau funcionamento.

Hydraccess é destinado a pesquisadores, engenheiros, técnicos e estudantes que desejam administrar, visualizar e processar dados hidrológicos. Hydraccess faz uso do administrador de bancos de dados Access e da planilha Excel, e utiliza amplamente as suas possibilidades de automação. Como resultado de muitos dos seus tratamentos, cria arquivos de Word ou Excel. Isso permite ao usuário obter, no idioma de sua escolha, tabelas de dados e gráficos elaborados que podem ser personalizados e incluindo diretamente nos relatórios.

Hydraccess oferece numerosas possibilidades para visualizar os dados, em gráficos simples ou comparativos que é possível deslocar livremente sob Microsoft Excel graças a uma pequena macro fornecida com o software. Então, pode-se visualizar os dados com o intervalo de tempo que é conveniente com a variabilidade dos dados.

Hydraccess é apropriado para processar dados tanto em microbacias hidrográficas como em grandes rios. Em bacias pequenas, pode processar os dados ao nível do evento (tormenta ou cheia) graças a funções de separação dos eventos de forma automática ou interativa.

Figura 1 : Exemplo de menu do Hydraccess.

Antecedentes

Antes de alterar seu nome para IRD, o ORSTOM foi pioneiro na introdução da informática no campo da hidrologia desde os anos setenta e desenvolveu muitos software e funções para guardar e processar dados hidrológicos. Os mais difundidos foram sem dúvida os pacotes HYDROM e PLUVIOM (G. Cochonneau, P. Raous) que muitos serviços hidrológicos cooperando com ORSTOM conheceram e utilizaram na África e na América do Sul. Também podemos mencionar o método do vetor regional de índices pluviométricos (Y. Brunet Moret, G. Hiez), os diferentes módulos de ajustamento de leis de probabilidades como DixLois (Y. Brunet Moret), ou a digitalização e tratamento das intensidades de chuva.

Hydraccess inscreve-se nesta tradição. Desenvolvido por um hidrólogo do IRD, é o sucessor natural de pacotes HYDROM e PLUVIOM que ló inspiraram amplamente. Sua ambição é integrar e melhorar ao máximo a experiência passada do ORSTOM, no âmbito do software adaptado à hidrologia.

Dados administrados por Hydraccess

Hydraccess pode tratar os seguintes dados:

  • Estações hidrológicas, que podem pertencer a três níveis de bacias hidrográficas e de áreas geográficas, y ter muitas propriedades. Hydraccess pode lidar com vários sistemas de identificação de estações.
  • Séries temporais: níveis, descargas líquidas e sólidas, chuvas, dados de qualidade de água, dados meteorológicos.
  • Medições de descargas líquidas e sólidas.
  • Calibrações: curvas-chave de descargas em função de níveis, descargas solidas y concentrações em função de descargas líquidas.

Hydraccess pode importar dados:

  • desde outros bancos de dados Hydraccess,
  • desde arquivos de Texto ou Excel,
  • por grupos de estações, ou serie por série com possibilidade de visualização gráfica e edição interativa antes de importar,
  • pela ação de copiar - colar os dados, se aqueles tem um formato adequado,
  • por digitalização de diagramas (cartas) em papel, usando uma mesa digitalizadora.

Os dados cronológicos, como níveis, descargas, chuvas, qualidade da água e dados meteorológicos são organizados por tabelas. Eles estão ligados a uma estação (um site de medição) e um captor (o nome de uma série de dados). O captor tem propriedades que definem a sua descrição, suas unidades, o número de dígitos significativos e de dígitos decimais. Existem três tipos de captores:

  • Captores instantâneos: contem dados com data e hora livre, sem impor um intervalo de tempo fixo. Os incrementos de chuva têm tempos com precisao do segundo e os outros tipos de dados têm tempos ao minuto.
  • Captores diários: contem somente um valor por dia.
  • Captores mensuais: contem somente um valor por mês.

Em qualquer caso, pode ser associado com cada valor:

  • Um código de origem, que indica se o valor prove de um observador, de um aparato, ou se for reconstituído.
  • Um código de qualidade: valor OK ou duvidoso.

Para a precipitação, um código de natureza: chuva, neve, granizo, orvalho ou traços.

Processamentos disponíveis no Hydraccess

Os processamentos básicos de Hydraccess são:

  • Muitas funções gráficas, produzindo dados e gráficos simples ou comparativos no Excel. Essas funções são também uma boa maneira de exportar dados.
  • Funções de agregação ou discretização de dados com vários intervalos de tempo fixos, desde o minuto ao ano, passando por um dia, 5 dias, 10 dias, 15 dias e um mês.
  • Inventários dos dados presentes no banco de dados, que podem ser exportada para um GIS.
  • Impressão de tabelas de anuário, a nível diário ou mensal, na impressora ou em arquivos Word ou Excel.
  • Conversão de níveis a descargas através de vários métodos de curva-chave. Para estações não unívocas, Hydraccess propõe vários métodos tais como a gradiente limnimétrica, o desnível normal ou o ajuste do valor do coeficiente de rugosidade de Manning - Strickler em função do nível.
  • Vários métodos para o cálculo das descargas sólidas, a partir de calibrações em função da descarga líquida, ou por cálculo direto quando séries temporais de descargas e concentrações estão disponíveis.

Hydraccess também posse funções avançadas:

  • Análise das intensidades de tormentas: precipitação útil e excedente à certos limites de intensidade, precipitação máxima por intervalo de tempo, índices de erosividad de precipitação de Wishmeier, índices de Kohler.
  • Estudos de frequência: ajuste de leis de probabilidade sobre amostras de valores anuais ou de valores que excedem um determinado limite.
  • Reconstituição das descargas entrando em uma pequena represa, conhecendo a variação dos níveis da represa, as descargas evacuadas pelo descarregador, e a chuva sobre o reservatório da barragem.
  • Separação interativa dos eventos de chuva e descargas, analise das tormentas, cheias e recessões, análise e produção de gráficos do Excel para eventos chuva - descarga.
  • Cálculo de valores classificadas e características (curvas de duração).
  • Método do vetor regional dos índices de precipitação, adaptado para a crítica da precipitação mensal e anual.
  • Cálculo da chuva média em uma bacia (método de Thiessen ou Kriging, que pode ser aplicado a séries de tempo com qualquer intervalo de tempo, ainda contêm valores ausentes).

Ajustamento de curvas-chaves com o modulo CALIBRA, que é uma espécie de editor gráfico de curvas chaves.